domingo, 8 de novembro de 2009

Sustentabilidade como oportunidade de negócio.


“Sustentabilidade é oportunidade”. A opinião é do presidente da Associação Nacional dos Cursos de Graduação e Administração (Angrad), Antonio Freitas, especialista na área.
“Negócios sustentáveis são aqueles em que estão presentes e atuantes competências capazes de no mínimo criar valor econômico-financeiro sem causar danos seja ao meio ambiente seja a terceiros”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, ressaltando que o grande desafio é instalar um processo consistente e contínuo de aprendizagem compartilhada voltada para o aprimoramento da educação em gestão para a sustentabilidade.

Sustentabilidade nos negócios – O jornalista e consultor em Terceiro Setor, responsabilidade social empresarial e sustentabilidade, Ricardo Voltolini, também relaciona sustentabilidade a oportunidade. “Hoje, as empresas não buscam a sustentabilidade para evitar perdas, mas para inovar e obter lucros. As empresas ditas sustentáveis possuem quatro pontos em comum: todas possuem um líder que acredita no conceito e enxergam o tema sob a ótica da oportunidade e não do risco, inseriram os valores sustentáveis nas estratégias de negócio, e educam para inovar”, afirma.

Segundo Voltolini, as discussões acerca da sustentabilidade no Brasil tiveram início há dez anos. Hoje, questão da sustentabilidade e desenvolvimento sustentável está presente em todas as discussões, desde a instância escolar até governamental. “Isso se deve ao senso de urgência criado ao redor do tema. Vivemos em um mundo com escassez de recursos e crescente desigualdade social. Se não tomarmos uma atitude de mudança, não sei como será o mundo para as próximas gerações”, diz.

www.fiepr.org.br

Fonte: Portal Fator

Nenhum comentário:

Postar um comentário