quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Óleo de Cozinha: Quem tem um pingo de consciência, recicla!


O óleo de cozinha utilizado nas frituras e preparos de alimentos no dia a dia, ao ser descartado no ralo da pia, ou mesmo no lixo comum, contamina os lençóis freáticos e a atmosfera, pois este material dificilmente se decompõe na natureza, além de ter a capacidade de impermeabilizar o solo quando o atinge, dificultando o escoamento de água das chuvas, formando um ambiente favorável às enchentes.
O óleo, assim como todo material orgânico em sua decomposição, emite metano, gás de efeito estufa (GEE) que contribui para o superaquecimento do planeta. Por isso, se o indivíduo evitar despejar o óleo consumido em lixeiras comuns, estará auxiliando na preservação da atmosfera terrestre.
Ao destinar o óleo de cozinha para a produção de sabão ou tempero, você contribui para que as ações de sustentabilidade nas grandes cidades sejam ampliadas. Quando o óleo do seu consumo é encaminhado para o reaproveitamento você atua para a melhoria do meio ambiente urbando, para a inclusão e geração de renda e também incentiva o consumo consciente.
Ressaltamos a iniciativa do Instituto Triângulo de São Paulo que possui diversos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) para o óleo de cozinha. Em Minas também possuímos inciativas como estas. O Supermercado Hiper Via Brasil possui postos de coleta de óleo usado.

Saiba como o óleo usado deve ser armazenado:

Após a utilização do óleo de cozinha, espere que ele esfrie e coloque-o em uma garrafa PET ou qualquer outro recipiente com tampa. Não é necessário coar.


Sabão Ecologico feito pelo Instituto Triângulo:

Sabão Ecológico é um produto que se obtém com o reaproveitamento do óleo de cozinha usado e é produzido pelo Instituto Triângulo desde 2003.

Além de ser um produto símbolo da sustentabilidade – já que o seu processo inclui preservação ambiental, geração de emprego e consumo consciente – o Sabão Ecológico é comprovadamente biodegradável, ou seja, seus resíduos não prejudicam as águas e o solo, pois são consumíveis por microorganismos e bactérias.

Receitas de reaproveitamento do óleo:

Receita de Sabão

4 litros de óleo queimado
1 litro de soda caustisca liquida (muito cuidado com este material)
1 litro de água
½ copo americano de álcool
Opcional: acrescentar essência de pinho 100ml
Sabão liquido ou espumante, desinfetante de pinho ou outro.
Misture tudo e vai batendo ate que a mistura vai clareando.
Faça esta mistura de preferência em um balde plástico e misture com um pau ou colher de madeira
Depois coloque em caixas de leite ou garrafas pet e deixe ao sol para secar.
Após seco, corte a caixa ou garrafa e corte o sabão na medida que achar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário